Igreja

Quem Somos

A Igreja Presbiteriana da Lapa é uma comunidade que adora e glorifica a Deus, pratica, ensina e proclama a Bíblia Sagrada, forma discípulos e presta serviço ao próximo como família de Deus.

A Igreja Presbiteriana da Lapa existe para glorificar a Deus por meio da verdadeira adoração comunitária; do ensino da Palavra de Deus; da formação do discípulos; do acolhimento e serviço ao próximo; do fortalecimento de famílias; do envolvimento com missões; do desenvolvimento dos dons de seus membros e da sua influência na sociedade.

A Igreja Presbiteriana quer ser conhecida no bairro por seu ensino bíblico reformado, testemunho cristão e serviço ao próximo.

História

Em 1918 a cidade de São Paulo foi presenteada com um morador que mais para frente daria início ao trabalho evangelístico no bairro da Lapa. O missionário Willis Robert Banks junto com sua família e o incentivo de obreiros e financeiro da Igreja Presbiteriana Unida formou uma pequena congregação em sua casa, localizada na Rua Jorge Smith. O grupo foi crescendo e a residência da família Banks já não comportava tanta gente, então a congregação foi removida para um novo salão na Rua Drosfield, alugada da família Tracco, que comportava cerca de 50 pessoas. Logo em seguida, se mudaram para um salão ainda maior na Rua Trindade. Por problemas de locação a congregação foi intimada a desocupar o prédio e mais uma vez locomoveu-se, agora para a Rua Engenheiro Fox, em um amplo terreno adquirido pela Igreja Unida. Naquela época ela foi denominada de Igreja Cristã Presbiteriana da Lapa

Em 1923 a congregação manifestou o desejo de se constituir igreja. O presbitério então nomeou uma comissão para avaliar se a organização seria possível. A comissão notou o esforço missionário e evangelístico da congregação, assim como o grande número de membros que garantiriam a estabilidade da liderança e financeira do trabalho Aprovada pelo presbitério a organização, no dia 22 de agosto de 1924, em um culto solene a comissão declarou a organização da Igreja Presbiteriana da Lapa. Com apenas 36 membros, a IPL passou a dar seus primeiros passos. Depois de uma temporada de mudanças, a Igreja mãe comprou um prédio na Rua Roma com 5 salas e um grande terreno e deu início a construção.

O primeiro pastor a assumir a igreja foi o Reverendo Matatias Gomes dos Santos. Ele, embora sobrecarregado por pastorear também a Igreja Unida, conduziu a Lapa por dois anos, auxiliado pelo Rev. Roberto Lenington. Durante o período a igreja cresceu tanto materialmente, quanto espiritualmente e foram recebidos 27 membros por profissão de fé e 9 por transferência. Foi, também, organizada sua primeira sociedade interna “Centro dos discípulos de Cristo”, que ao lado da “Sociedade das Senhoras”, fundada antes da congregação, garantiu o progresso da obra.

O segundo pastor foi o Reverendo Willian Kerr, em janeiro de 1927, que teve um ano de pastorado. Em 1928 e 1929 tomaram posse o pastor João M. da Mota Sobrinho e Nelson Omegna. Logo em seguida, nos anos 30, o Rev. Dr. Thomaz Porter ficou no cargo por seis anos. Justamente neste ano, a igreja passou por sérios problemas e acabou sendo dissolvida pelo presbitério de S. Paulo e novamente passa a ser congregação.

Passados os momentos difíceis, a congregação voltou a crescer e em 1º de janeiro de 1934, o presbitério promoveu a reorganização da Igreja.

Dando continuidade ao trabalho o Rev. Amantino Adorno Vassão assumiu o postulado por 9 anos, sendo ele o primeiro pastor efetivo.

Segundo publicação do Jornal O AMIGO de 1975, o Rev. Amantino encontrou a igreja com 139 membros e 3 escolas dominicais com 175 alunos. Ao finalizar seu mandato este número passou para 265 e 5 escolas dominicais com 400 alunos.

De 1945 a 1951 foi à vez do Rev. Domício Pereira de Matos assumir o pastorado da comunidade.

No dia 14 de dezembro de 1947, a igreja se reuniu às 16h25 para o lançamento da pedra fundamental de seu novo templo. No culto solene estavam presentes mais de 500 pessoas e o orador oficial daquela noite foi o Rev. Amantino Vassão.

Pastorearam a igreja em 1952 os Revs.: Paulo Lício Rizzo por 2 anos, Teófilo Carnier de 1955 a 1960, Renato Fiusa Telles em 1961, Oswaldo Alves de 1962 a 1971, José Cássio Martins de 1971 a 1980, em 1981 Carlos Alberto Rodrigues Alves, em 1982 Oscar Ciola, de 1982 a 1998 Rev. Jonas Gonçalves da Cunha e desde 1999 até os dias de hoje o Rev. George Alberto Canelhas.

A igreja, segue firme no propósito de anunciar o nome de Deus não só pelo bairro, cidade, estado, pais e mundo, não só pela pregação mas através da vida de seus membros.

Liderança

Rev. George A. Canêlhas

Rev. George A. Canêlhas

Pastor Titular


Rev. Jonatas S. Miranda

Rev. Jonatas S. Miranda

Pastor Auxiliar


Rev. Mauro F. Meister

Rev. Mauro F. Meister

Pastor Auxiliar


Rev. Wagner Zanelatto

Rev. Wagner Zanelatto

Pastor Auxiliar


Seminaristas

Presb. Daniel G. Fogaça

Presb. Daniel G. Fogaça

Seminarista


Presb. João M. Gallo

Presb. João M. Gallo

Seminarista


Nilson Ribeiro Luz Júnior

Nilson Ribeiro Luz Júnior

Seminarista


Robert Mota/Priscila

Robert Mota/Priscila

Seminarista


Presbíteros

Diáconos

Adonias Ferreira Pinto Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ângelo Rozário Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Célio Soares Martin Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Eli Banks Liberato da Costa Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Emílio Henrique Rohr Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ernane Moraes Domingues Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando Carvalho Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

João Marques Gallo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcos Fernando Larizzatti Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ranulpho Félix da Cunha Filho/Leonice Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agnaldo de Sá Oliveira Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ailson Domingues Rodrigues Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Antonio Paulo Marques Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Antonio Pedro dos Santos

Daniel Tavano Rosário Email: daniel.rosáEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Éder de Oliveira Pisetti Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fabrício Gomes Carvalho Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

José Fernando da Silva Maranhão Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Luiz Antonio de Souza Vaz Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Luiz Reis Rodrigues de Santana

Paulo Santos Vieira Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vanderlei Telli da Silva Santos

Wilson Roberto Teixeira Leite Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.