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SANTIFICAÇÃO

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             Perfeccionismo

Esta corrente sustenta que o ser humano pode alcançar a perfeição nesta vida. Eles apelam ao fato de a Bíblia ordenar que os crentes sejam perfeitos (Mt 5.48; 1 Pe 1.16; Tg 1.4), fala de alguns deles como perfeitos (Gn 6.9; Jó 1.8; 1 Rs 15.14; Fp 3.15) e declara que aqueles que nascem de Deus não pecam (1 Jo 3.6,8s; 5.18).

Todavia, o fato de que devemos lutar pela perfeição não prova que alguns já são perfeitos. Além disso, a palavra “perfeito” nem sempre significa livre do pecado. Noé, Jó e Asa são chamados perfeitos, mas a história mostra que eles não estavam sem pecado. João quer dizer uma de duas coisas: ou que o novo homem não peca, ou então, que os crentes não vivem no pecado. Ele mesmo diz que, se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós (1 Jo 1.8).

             Santificação e Boas Obras

A santificação naturalmente leva a uma vida de boas obras (os frutos da santificação). Boas obras não são obras perfeitas, mas aquelas que derivam do princípio do amor a Deus ou da fé nele (Mt 7.17s; 12.33,35; Hb 11.6), que são praticadas em conformidade consciente com a vontade revelada de Deus (Dt 6.2; 1 Sm 15.22; Tg 2.8) e que têm como alvo final a glória de Deus (1 Co 10.31; Cl 3.17,23).

Somente os que são regenerados pelo Espírito de Deus podem praticar essas boas obras. Todavia, isso não significa que os irregenerados não possam fazer o bem em qualquer sentido da palavra (ver 2 Rs 10.29s; 12.2; 14.3; Lc 6.33; Rm 2.14). Em virtude da graça comum de Deus eles podem praticar obras que possuem conformidade exterior com a lei e servem a um propósito louvável. Mas, as suas são sempre radicalmente defeituosas, porque estão divorciadas da raiz espiritual do amor a Deus, não representam uma verdadeira obediência interior à lei de Deus e não visam a glória de Deus.

(Rev. Alderi S. Matos) - Rev. George A. Canêlhas

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

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