BLOG & Artigos

A MALDADE QUE HÁ NO MUNDO TEM RAÍZES NO CORAÇÃO HUMANO – TIAGO 4.1

Conhece essa afirmação? “O homem é resultado do meio em que vive”. O que está por trás dessa ideia filosófica é o conceito de que a corrupção humana está no ambiente social e não necessariamente no coração. A Escritura vai de encontro e mostra a origem da maldade para além do ambiente, tendo um princípio causal na fonte do prazer humano.

Tiago faz a seguinte pergunta: “De onde procedem as guerras e contendas que há entre vós? A resposta apresentada se dá a partir de uma outra pergunta: De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?  Induzindo aos leitores sobre a resposta!

A ideia filosófica do meio como agente causador de problemas, isenta o pecador da culpa e encontrando uma desculpa para a maldade que ele gera. Não é isso que Tiago nos ensina.

A verdade é que podemos ser influenciados, mas o desejo de viver e fazer o que é mau vem do coração daquele que se deixa levar. Só o fato de estar em um grupo que te influencia para o mau, revela o desejo do coração. A Bíblia ensina que o coração do homem é mau: “o que sai do homem é que o contamina, pois do interior do coração que procede os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios…” (Mc 7.20-23). 

Em Gênesis temos a narrativa da criação perfeita de Deus, mas também o problema da cobiça humana que originou a queda e suas consequências. O homem é depravado em todos os seus caminhos, daí em diante, houve assassinatos e toda sorte de transgressões que fizeram da sociedade humana algo corrupto, por isso, em Gênesis 6.5 o autor afirma: “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era mau todo o seu desígnio do seu coração”.  

Portanto, o grande problema no homem não é o ambiente social que o corrompe, mas o coração. É isso que Tiago quer dizer, a maldade tem sua origem no próprio homem, procede do coração. Somente Cristo, pode esquadrinhar o nosso coração, revelar os nossos desejos mais impuros, nos confrontar com a sua graça, para que o mau seja arrancando com sua raiz.  Porque é também do coração que procedem as fontes da vida, mas isso só será possível, se esse coração desejar o Senhor. 

Rev. Robert Mota

 

Compartilhe esse post