BLOG & Artigos

Humildade

O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.  Salmo 138.6

O orgulho é poderoso, destrutivo, abusivo e ofensivo. Em termos espirituais, há poucas coisas tão abomináveis ou até letais quanto o orgulho.

Calvino chamava a humildade de “virtude soberana… a mãe e a raiz de todas as virtudes”.

A prática da oração, da leitura bíblica e da evangelização são disciplinas necessárias. Mas, sem o fundamento interior da humildade, elas não podem suportar nossa casa espiritual. Para experimentarmos a vida de Cristo, precisamos da disciplina interior da humildade.

Se você já tentou construir uma vida espiritual a partir do exterior, ignorando a humildade, provavelmente sentiu-se cansado, desiludido, frustrado ou apenas desprovido de vida.

A solução não é negligenciar as disciplinas exteriores, mas, sim, começarmos a praticar também as disciplinas interiores, a partir da atitude fundamental de Cristo: a humildade.

          Jesus é o nosso maior exemplo de humildade (Fp 2.5-11). Ele declarou: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”. (Mt 11.29)

          Faça um check-up espiritual agora, meditando nos textos abaixo:

          “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. (Pv. 29.23)

Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”. (Rm 12.16)

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. (Fp 2.3)

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”. (Cl 3.12)

“…cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. (1Pe 5.5-6)

Rev. Gilberto da Costa Barbosa

Compartilhe esse post