Blog

O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ CONOSCO

SALMO 46 O tempo é de reflexão, estamos caminhando para um desfecho dessa pandemia que assolou o mundo e ceifou muitas vidas, inclusive causando estragos mentais. “Onde já se viu ficarmos trancados em nossas casas sem ver pessoalmente parentes, amigos, vizinhos? Sair de casa e ter medo de voltar e abraçar a família antes de um banho de escova; ficar de máscara dentro de casa ou trancado dentro do quarto enquanto a comida era colocada na porta para não encontrar

Leia mais »

UM CHAMADO AO DISCERNIMENTO BÍBLICO

“Ora, estes de Béreia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”. (At 17:11)             Discernir significa: “perceber claramente”, “distinguir”, “diferenciar”, “discriminar”. Infelizmente em nossa cultura a palavra discriminação carrega uma forte conotação negativa, porque está associada a pessoas que fazem distinções injustas entre raças. Mas, discriminar é o sinônimo de discernir, ou seja, traçar uma linha entre o

Leia mais »

CADÊ A SUA MÁSCARA?

Cadê a sua máscara?  É a pergunta que ouvimos, muitas vezes nestes tempos de pandemia.  Soa como uma bronca – “Você não trouxe a sua máscara, devia ter trazido”. A máscara tornou-se indispensável e comum. Caiu no nariz e na boca do povo!                                                                                                                         O uso da máscara marcou a origem e o início do teatro grego em Atenas em 550 a.C, com as celebrações aos deuses.  Daí a inspiração para outros povos, com destaque para os portugueses em Gil

Leia mais »

ONDE ENCONTRAMOS FELICIDADE?

“Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. (Apocalipse 1.3) Todos os dias necessitamos encontrar a felicidade em nossas emoções. Saímos a procura em diversos locais, mas nenhum lugar fora das Escrituras trará esse sentimento. A palavra bem-aventurado remete a uma felicidade que é plena e consequentemente aponta para Deus de onde emana todas as bênçãos. João diz que feliz é aquele que lê, ouve

Leia mais »

MULHER PRESBITERIANA – Uma Mulher Usada por Deus

Deus tem usado a mulher para servir no seu Reino! Tem usado a mulher para disseminar o seu propósito que é o de dar cumprimento ao seu plano divino de ação evangelizadora. 1) A mulher usada por Deus tem o propósito desta ação divina:  Através de seu diversificado trabalho na SAF, na Federação, na Confederação Sinodal ou na Confederação Nacional, a mulher presbiteriana demonstra que tudo que faz tem um único propósito: alcançar almas para o Senhor. Nesta mulher usada

Leia mais »

CRESCENDO EM GRAÇA NO MEU CASAMENTO

Indiscutivelmente, precisamos da graça de Deus em nossas vidas, a cada momento, a cada dia. Mas, você já parou para pensar sobre as implicações práticas da graça de Deus em sua vida conjugal? A graça de Deus deve encontrar expressão ativa em nosso relacionamento conjugal. Ela nos habilita a amar ao nosso cônjuge como Deus nos ama, aprendendo a se mover em direção ao outro em amor, ainda que ele esteja pecando contra nós. Esse tipo de amor se torna

Leia mais »

JESUS, O ÚNICO MEDIADOR!

Os profetas profetizaram, os anjos anunciaram, os pastores creram e glorificaram, mas a maioria das pessoas da sua época não o reconheceu como Salvador. Ele nasceu, foi posto na manjedoura, cresceu e foi encontrado entre os doutores cuidando das coisas do seu pai, mas o espanto deles não os levou a considerá-lo como um Senhor. Ele era ouvido nas praças, sinagogas, casas e outros lugares, mas nem sempre seguido como o único caminho. Ele causava preocupações, temores, e até mesmo

Leia mais »

EM TUDO DAI GRAÇAS

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Ts 5.18) A gratidão é um remédio necessário para a alma. Vários estudos científicos falam desse impacto. A neurociência observa que a gratidão estimula uma grande quantidade de neurotransmissores em nosso cérebro, principalmente a dopamina e serotonina, que promovem sentimentos de bem estar, alegria e contentamento. Muito antes da ciência as Escrituras já apontavam para esse caminho de felicidade, tendo a gratidão como

Leia mais »

A ORAÇÃO, CAMINHO PARA SE CHEGAR A DEUS.

“Confessai pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tiago 5.16). A oração é um encontro com Deus, um meio de receber bênçãos, é uma maneira de se submeter à vontade do Pai; um desejo de suplicar ou de glorificar ao nosso Deus. Quem deve orar:  Eu, você e todas as pessoas que creem no único Deus, criador de todas as coisas, o Pai que nos enviou Jesus Cristo para a salvação do

Leia mais »

MINHA LISTA DE DESEJOS PARA 2022

Qual a sua lista de desejos para o ano que se inicia? Que anseios estão ocupando a sua mente e coração neste novo ano de sua vida? Você desejou algo para os seus amados? Esposa, marido, filhos, familiares ou amigos próximos? É comum que nesses dias também você tenha tido desejos de dias melhores não somente para aqueles que são próximos, mas para aqueles que você cumprimentou numa loja de shopping ou até mesmo no elevador do prédio onde você

Leia mais »

Jesus Nasceu – é Natal!

Esta é a história de um recém-nascido anônimo que recebeu visitantes ilustres numa manjedoura. Eles contaram que foram guiados por uma estrela e que um rei havia ficado surpreso ao saber do recém-nascido “rei dos judeus”. Seria a profecia de Miqueias se cumprindo (Mq 5.2)?             Quando lemos nos Evangelhos as narrativas sobre o nascimento de Jesus, podemos contemplar um Deus sensível que está preocupado com a situação do seu povo, mesmo que o povo não esteja preocupado consigo mesmo.

Leia mais »

SOMENTE EM DEUS – Salmo 62

Este Salmo é um verdadeiro bálsamo para o nosso coração. Davi inicia declarando: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.” (v.1). A sua declaração significa que ele só esperava em Deus! Somente o Senhor era a sua rocha e o seu alto refúgio. Embora nos versos 3 e 4 Davi não mencione o seu nome, fica claro, à luz do contexto deste Salmo e de toda a sua vida, que o homem que está

Leia mais »

O QUE EU GUARDO NO CORAÇÃO?

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Sl 119.11 Quantos problemas enfrentamos por escolhas pecaminosas? O pecado é o inverso da graça. Enquanto o pecado cega e mata, a graça abre nossos olhos e nos dá alegria. Lidar com o pecado que nos assedia continuamente é a maior dificuldade do crente. No entanto, creio que o Salmista pode nos ajudar a entender o caminho para permanecermos na graça e nos afastar do pecado. A nova vida

Leia mais »

A MALDADE QUE HÁ NO MUNDO TEM RAÍZES NO CORAÇÃO HUMANO – TIAGO 4.1

Conhece essa afirmação? “O homem é resultado do meio em que vive”. O que está por trás dessa ideia filosófica é o conceito de que a corrupção humana está no ambiente social e não necessariamente no coração. A Escritura vai de encontro e mostra a origem da maldade para além do ambiente, tendo um princípio causal na fonte do prazer humano. Tiago faz a seguinte pergunta: “De onde procedem as guerras e contendas que há entre vós? A resposta apresentada

Leia mais »

Exercita-te na piedade.

“…Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”. (1 Tm 4.7,8) A vida cristã é cheia de altos e baixos, e nessa montanha russa da fé, muitas vezes, o crente se vê desmotivado a perseverar. Muitas podem ser as causas, mas independente delas, existe um caminho a ser seguido. Paulo, exorta o jovem Timóteo

Leia mais »