Blog

BATISMO INFANTIL – UMA DOUTRINA PECULIAR AOS PRESBITERIANOS

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Analisando o Antigo Testamento
             Por onde devemos começar o nosso estudo? A resposta é no Antigo Testamento. Nós presbiterianos podemos dizer que este ensino começa com Abraão.

Você pode dizer que é um crente do Novo Testamento e que o Antigo Testamento tem nada haver com você. Mas quero dizer-lhe que cada mensagem e doutrina no N.T. têm as suas raízes no V.T. Se desejarmos conhecer profundamente a doutrina do pecado é necessário ir até as páginas do Gênesis. Se quisermos conhecer adequadamente a Cruz precisamos ir aos cinco primeiros livros do V.T. Da mesma forma dizemos que se você quer aprender sobre o Batismo infantil ou Pedobatismo é preciso começar com o Antigo Testamento.

Deus ao Criar o homem deu-lhe uma ordem de “crescer e multiplicar” (Gn.1.27-78) o propósito desta ordem é que Deus quer trazer ao mundo uma geração santa. Os filhos do primeiro casal devem ser santos. Vocês acham que Deus criou Adão e Eva para ficarem sozinhos? A resposta é Não! Este não é o propósito da família.
Em Gn. 3 vemos o homem cair do estado em que foi criado, então, Deus vem ao homem vs.9 e pergunta: “onde estás?” é a graça de Deus vindo até o pecador. Antes da queda tínhamos a esperança de se ter filhos santos, mas agora temos uma geração de pecadores. Mas Deus não quer esses pecadores, decide fazer uma promessa de redenção Gn 3.15, Deus vem até a primeira família dizer que há esperança. Existe a esperança de que Ele ainda trata com gerações. Deus quer se relacionar com famílias, e isso inclui os filhos de Adão e Eva.

 Nos dias de Noé temos a mesma coisa. Deus não salva apenas uma pessoa, mas uma família conforme vemos Gn. 6.9. A redenção vem em termos de família, em termos de gerações. Deus ao longo da História vem tratando com a família. Alguns exemplos são pertinentes quanto a isso: Abraão foi salvo por Deus. Em Rm. 4, Paulo explica que a Salvação de Abraão foi pela graça e pela fé. Gn. 15.6; Rm. 4.9, então toda a doutrina nasce no Antigo Testamento. (Continua...)             Rev. George A. Canêlhas

 

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

  • Email: secretaria@iplapa.com.br
  • Telefone: (11) 3853-2586

Instagram

Facebook

Igreja Presbiteriana da Lapa © Copyright 2017 . Todos os Direitos reservados Desenvolvido por Ridley Mota

Pesquisar