Blog

NEM APÓSTOLO NEM DISCÍPULO

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

            Ouvimos dos Pastores da igreja da Lapa nos últimos meses, vários estudos sobre o evangelho de Marcos. Quero também compartilhar algumas notícias sobre o livro.

O autor do evangelho não revela sua identidade em nenhum lugar. Teria sido o jovem que escapou correndo nu quando Jesus estava sendo preso? (Mc.14.50,51). Improvável.   Marcos é tido como o mesmo João Marcos mencionado mais de uma vez nos Atos. ”Filho de uma tal Maria, em cuja casa em Jerusalém uma parcela da primitiva comunidade costumava reunir-se” (At.12.12). Foi companheiro de Barnabé e Paulo na primeira viagem missionária (At.13.5).

Marcos teve um bom aprendizado e farta experiência com Barnabé e Paulo, mesmo sendo excluído da segunda viagem (At.15.37,38). Marcos não foi um discípulo direto de Jesus.  Presume-se que tenha sido criado em Jerusalém e tenha presenciado alguns acontecimentos quando Jesus esteve por lá, inclusive sua morte.

Na igreja primitiva não era natural atribuir a autoria de um livro a alguém que não tivesse sido apóstolo ou discípulo de Jesus. O autor do evangelho de Marcos nos é desconhecido. Ele não fazia parte do colégio apostólico, nem era contado como apóstolo. Usou palavras latinas como censos, legion, denarion, daí supõe-se que o livro foi escrito em Roma, ou se trata mesmo de uma comunidade cristã oriental composta de gentios. O autor escreve em grego popular.  Usa estilo simples e comum.   Escritor rude e vivaz. Tem-se como certo que o livro foi escrito entre 64 e 70, ou depois de 70. O evangelho de Marcos é confirmado por alguns estudiosos como o mais antigo, e fonte para os outros.  A narração de Marcos é baseada na sequência da história de Jesus. Ele apresenta o ministério de Jesus na Galiléia (10.1 -16.20), indo até Jerusalém com a paixão, morte, ressurreição e ascensão.

A intenção do livro é então o anúncio de Jesus, o Messias (Cristo), e toda sua vida de pregação, milagres e poder. Marcos não se apresenta nem como apóstolo nem como discípulo, contudo, é o autor da pequena grande obra: O Evangelho de Marcos.                Rev. Odilon Carvalho (Rev. George A. Canêlhas)

 

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

  • Email: iplapa@uol.com.br
  • Telefone: (11) 3853-2586

Instagram

Facebook

Igreja Presbiteriana da Lapa © Copyright 2017 . Todos os Direitos reservados Desenvolvido por Ridley Mota

Pesquisar