Blog

A HERANÇA QUE TIMÓTEO RECEBEU

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

Como Timóteo aprendeu as Sagradas Letras desde a sua infância? Através de sua mãe e de sua avó. Qual a criança que não gosta de ouvir história, especialmente contada pela sua avó ou sua mãe? Conta para teu filho, mãe, e para teus netos, avó, a história de Jesus, de Davi, de Jacó, de Isaque a Abraão! Ensina-os a amar o Senhor, a igreja, os pastores, os irmãos em cristo e os professores da Escola Dominical!

 Timóteo nasceu em um lar misto. Seu pai era grego e sua mãe judia e temente a Deus. Ela teve o cuidado de orientá-lo e levá-lo à Sinagoga, para aprender a Palavra de Deus, os mandamentos do Senhor, as tradições e os bons costumes (Dt 4.9). Este é o dever de cada mãe cristã que ama a Deus e a seus filhos, e deseja o bem-estar do seu lar e de sua família.

Timóteo recebeu a bênção de uma fé não fingida (2 Tm 1.5a). Timóteo recebeu esta herança, este tesouro de quem já sabemos: de sua mãe e de sua avó. Paulo diz: “habitou primeiro em tua avó Loíde e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Tm 1.5b). isto prova que esta fé passou de Loíde para Eunice, e desta para seu filho Timóteo. Esta virtude não é transmitida como herança, mas como dádiva. A bondade de Deus encontra-se nas bênçãos que Ele concede a cada crente fiel. Sua misericórdia é vista no seu desejo de que ninguém se perca (2 Pe 3.9). Desejamos que nossos filhos sejam tementes a Deus. Perguntemos a nós mesmos: Damos o exemplo de Eunice e Loíde que tiveram o cuidado de ensinar a Timóteo o que aprenderam? (Pv 22.6).

Ele também recebeu o conhecimento da palavra de Deus: “Sabendo de quem o temos aprendido” (2 Tm 3.14b). Onde estão as “Eunices” e as “Loídes” de nossas igrejas, de nossas famílias, para ajudar nossos filhos, nossos netos nos santos caminhos do Senhor? Não bastam presentes, beijos e abraços, como fazem as vovós “corujas” com seus netos, mas é necessário instruí-los no caminho do Senhor e não provocá-los à ira (Ef 6.4). Mostremos-lhes o perigo que o mundo oferece, não somente aos jovens e adolescentes, mas a todos nós. Timóteo não seria o “verdadeiro filho na fé”, se não fosse a cooperação de sua mãe e de sua avó. Por isso, Paulo declarou: “Meu verdadeiro filho na fé” (1 Tm 1.2).       (Monergismo – Adaptado) Rev. George Alberto Canêlhas

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

  • Email: iplapa@uol.com.br
  • Telefone: (11) 3853-2586

Instagram

Últimos Posts

Facebook

Igreja Presbiteriana da Lapa © Copyright 2017 . Todos os Direitos reservados Desenvolvido por Ridley Mota

Pesquisar