Blog

SOMOS IRMÃOS EM CRISTO

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

              No versículo 19 há uma espécie de resumo de todo o capítulo 2 de Efésios: “Assim já não sois estrangeiros e peregrinos” — ele está falando dos gentios — “mas concidadãos dos santos...”.  Que santos?  Todos os santos, inclusive Abraão, Davi, Elias e Eliseu. Como podem os gentios serem concidadãos de todos eles?  Todos se reúnem na mesma base, na presença de Deus, através do sangue de Jesus Cristo.  

Aqui não há qualquer hierarquia.  As pessoas do Velho Testamento não estão na Igreja, mas são santos e, sendo trazidos à presença de Deus, tornam-se nossos concidadãos.  E de onde somos cristãos?  Em Filipenses 3.20 aprendemos que a nossa cidadania não é deste mundo, mas do céu.  Ficamos aqui por algum tempo até que o Senhor cumpra a Sua obra em nós e então partimos para a nossa verdadeira pátria.  E o versículo acrescenta: “... e sois da família de Deus...”.  A palavra empregada significa que fazemos parte, somos membros da família.  De estrangeiros alienados, passamos a ser membros da família de Deus.

Quando chamamos outro crente “irmão” ou “irmã”, não poderíamos estar usando uma palavra mais adequada, pois esta é uma palavra que indica igualdade.  Numa família, existe um laço amoroso e íntimo e é esta a ideia envolvida aqui.  Gosto muito de Hebreus 3.6, onde está escrito: "Cristo, porém, como Filho, sobre a sua casa; a qual casa somos nós...".  Significa que Cristo não tem vergonha de nos chamar irmãos.  Assim o gentio estrangeiro passa a fazer parte da família.  Não é maravilhoso o fato que não somos uma organização, mas uma família?  Fomos naturalizados, recebemos uma "dádiva divina, e fomos adotados sobrenaturalmente na família de Deus, em relacionamento pleno. Judeus e gentios, ambos com a mesma fé preciosa. Aí Paulo introduz uma nova metáfora: não somos apenas concidadãos, nem apenas da mesma família, mas também somos um edifício, um templo dedicado ao Senhor. Vamos ler a partir do versículo 20: “...edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo.  Cristo Jesus, a pedra ângular... “.                  Rev. George Alberto Canêlhas

 

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

  • Email: iplapa@uol.com.br
  • Telefone: (11) 3853-2586

Instagram

Últimos Posts

Facebook

Igreja Presbiteriana da Lapa © Copyright 2017 . Todos os Direitos reservados Desenvolvido por Ridley Mota

Pesquisar