Blog

AMIZADE ENTRE PAULO E TIMÓTEO

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Apesar da diferença de idade, há uma relação de intimidade, encorajamento e cuidado mútuo.

Entre alguns termos que Paulo usa para se relacionar a Timóteo, estão “meu cooperador”, “meu filho amado e fiel no Senhor” e “irmão” (Rm 16:21, 1 Co 4:17, Fp 2:19, Cl 1:1). Além disso, Paulo mostra conhecimento e proximidade com a família de Timóteo (2 Tm 1:5).

Em certo momento, pela necessidade do Senhor e da igreja na época, Timóteo foi enviado por Paulo para cuidar da igreja em Éfeso e, assim, ajudar a resolver seus problemas. Nesse tempo, havia pessoas que ensinavam outra doutrina e que se ocupavam com fábulas e genealogias sem fim, o que promovia discussões entre os irmãos. A missão de Timóteo era árdua: tratar com essas pessoas e trazer a Igreja em Éfeso de volta ao amor procedente de coração puro, à boa consciência e à fé sem hipocrisia (1 Tm 1:3-5). Todo esse cenário abalou a Timóteo (1 Tm 4:16), o que levou Paulo a escrever duas cartas com recomendações e encorajamento.

Nessas duas cartas, podemos ver o cuidado de Paulo. Vemos que esse cuidado não era meramente de um líder, mas de alguém que conhecia a situação e conhecia a necessidade de Timóteo. Paulo promoveu o cuidado de amigo íntimo, pois esteve junto com Timóteo em viagens, o que lhes concedeu experiência, aumentou a amizade e a intimidade. O versículo 23 do capítulo 5 de 1 Timóteo mostra bem isso: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”. Paulo conhecia a Timóteo ao ponto de saber que vivia constantemente doente. Paulo ainda exorta-o sobre a sua mocidade, para não desprezá-la, mas para se tornar padrão dos fiéis (4:16). Na segunda epístola, podemos ver mais ainda do encorajamento de Paulo para com Timóteo. De fato, Paulo foi um grande amigo para Timóteo. (Continua...)

Rev. George Alberto Canêlhas

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

  • Email: secretaria@iplapa.com.br
  • Telefone: (11) 3853-2586

Instagram

Facebook

Igreja Presbiteriana da Lapa © Copyright 2017 . Todos os Direitos reservados Desenvolvido por Ridley Mota

Pesquisar