Blog

ECOS DO PÚLPITO JUÍZES 6  

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

            O livro de juízes narra a história do povo de Deus desde a morte de Josué até bem perto de Samuel, o último juiz e o instituidor da monarquia, por exigência do povo.

            O verso que pode resumi-lo é 21.25 onde lemos: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto”.

            Quatro palavras resumem o livro: APOSTASIA – o povo desobedecia a Deus; JUÍZO – Deus disciplinava seu povo mandando outra nação para atacá-lo; INTERCESSÃO – o povo pedia a Deus libertação; LIVRAMENTO – O Senhor atendia o povo. Então, depois de algum tempo, tudo começava de novo.

            No nosso contexto, Deus faz com que amalequitas e midianitas destruam e roubem constantemente a colheita de seu povo e destruam sua terra, depois do clamor do povo e da explicação do Senhor sobre o objetivo de discipliná-lo com aquela situação, Ele escolheu Gideão para ser um novo juiz e para libertar o povo, mas precisava trabalhar com ele três questões importantes.

            A primeira está nos versos 12 e 13 onde um anjo aparece a este homem, chamando-o de valente e dizendo que Deus era com ele, e recebe como resposta uma pergunta séria: se Deus está comigo, por que estou passando por dificuldades? A resposta a esta pergunta não precisa ser dada porque Deus já dissera que aquilo representava seu juízo sobre o povo.

            A segunda é uma expressão de menosprezo à sua capacidade de realizar a tarefa e a resposta de Deus, como no caso de Moisés e Jeremias. A resposta não é uma afirmação de mérito, mas sim a promessa de estar com ele.

            A terceira é seu medo, trabalhado por Deus ao mandá-lo realizar uma tarefa menor e guarda-lo da ira do povo e, depois, antes da luta, atender seu pedido dando-lhe dois sinais de sua presença e bênção.  

            Deus continua chamando homens para libertar seu povo e nós temos que estar em suas mãos, com mais fé do que Gideão, crendo na Palavra do Senhor e agindo debaixo da força que nos é dada pelo Espírito Santo.           Rev. George A. Canêlhas

 

Rua Roma, 465 - Lapa São Paulo-SP

  • Email: secretaria@iplapa.com.br
  • Telefone: (11) 3853-2586

Instagram

Facebook

Igreja Presbiteriana da Lapa © Copyright 2017 . Todos os Direitos reservados Desenvolvido por Ridley Mota

Pesquisar