“…Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”. (1 Tm 4.7,8)
A vida cristã é cheia de altos e baixos, e nessa montanha russa da fé, muitas vezes, o crente se vê desmotivado a perseverar. Muitas podem ser as causas, mas independente delas, existe um caminho a ser seguido. Paulo, exorta o jovem Timóteo sobre as falsas doutrinas e ensina o caminho para vencê-las que é o exercitar-se na piedade que trás benefícios eternos.
O verbo traduzido por “exercita-te” no original grego, se refere, originalmente ao treinamento de atletas, por isso o contraste entre o atleta em seu treinamento para resultados excelentes e o piedoso que em seu exercício também chega a sua gratificação.
Nesse tempo de olimpíadas, vemos atletas que viveram anos de abdicação e preparação para tornarem-se os melhores do mundo e representarem os seus países, mas existe um “porém”, quando o resultado não é satisfatório, a frustração e o sentimento de derrota tomam o lugar da satisfação. Diferentemente, o crente que se exercita em uma vida de devoção, independente das circunstâncias alcançará os resultados além dos almejados.
Sem desmerecer a importância do exercício físico, porque ela traz grandes benefícios a saúde, mas o da vida piedosa é em todos os sentidos muito melhores e sadios, ou seja, ele está dizendo que o benefício que procede do exercício físico, por maior que seja, é ainda menor do que o resultado de uma vida piedosa por tratar-se do espiritual.
Deus nos concede um alimento saudável através das Escrituras, pois ela propicia sustância e robustez, por isso, o único caminho para lutarmos contra a nossa natureza pecaminosa é buscar um crescimento equilibrado na fé, diminuir os altos e baixos e devotar uma vida de exercício piedoso.
Para que o cristão seja um gigante espiritual, ele precisa continuamente ter o desejo por Deus e exercitar-se nessa direção, começando o dia como um atleta, tomando a vitamina correta, e com seus nutrientes balanceados para ganhar vigor e força e vencer os obstáculos do dia.
Coloque em primeiro lugar do dia a sua devocional (Mt 6.33). Lute contra as ciladas do inimigo com a armadura de Deus (Ef 6.10-18) e prossiga na carreira que está proposta, com os olhos no autor e consumador da fé (Hb 12.1-3), para no final receber a coroa da vida (2 Tm 4.7-8).
Rev. Robert Fonseca Mota