“Confessai pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tiago 5.16).
A oração é um encontro com Deus, um meio de receber bênçãos, é uma maneira de se submeter à vontade do Pai; um desejo de suplicar ou de glorificar ao nosso Deus.
Quem deve orar: Eu, você e todas as pessoas que creem no único Deus, criador de todas as coisas, o Pai que nos enviou Jesus Cristo para a salvação do homem.
Onde você deve orar: na igreja, em casa, na rua, na escola, ou em qualquer lugar. Deus está sempre presente.
As pessoas gostam de melhorar seus conhecimentos, sua saúde, aperfeiçoar seu trabalho, desenvolver-se em tudo. Você também pode orar melhor, com mais consagração. Como fazer a oração mais perfeita diante de nosso Deus?
1. Expor diante de Deus os nossos pecados.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9). A confissão dos pecados é o caminho certo para se chegar à presença de Deus. Com a confissão dos pecados vem o arrependimento e Deus aceita nossa oração. Estamos vazios de nós mesmos, dependemos de Deus. Está confirmada a nossa fé na salvação em Jesus Cristo.
2. Submeter-se à vontade de Deus.
“…faça-se a tua vontade, assim na terra com no céu” (Mateus 6.10). Outra maneira de tornar a oração real, agradável e perfeita é usar a expressão da oração do Senhor: “seja feita a tua vontade”. Temos de estar disponíveis nas mãos de Deus. A vontade do Senhor deve ser feita na íntegra e não a nossa. O Senhor vai nos responder segundo a sua infinita misericórdia.
Na oração necessitamos de reconhecer nossa humanidade, saber que somos pecadores e limitados diante da infinita sabedoria de Deus. Se você se sente cansado, em problemas, busque a Deus. O Senhor nos ouve, nos atende, porque Ele conhece nossas necessidades e fraquezas. Ele tem grande amor por seus filhos. Devemos orar glorificando o nome de Deus.
A oração do crente é composta desses ingredientes:
1. Submissão à vontade de Deus;
2. É feita com humildade, fé e sem orgulho;
3. É feita em nome de Jesus.
Seja a nossa oração um momento de fé, de esperança no Senhor Jesus e de certeza da presença do nosso Deus e Pai!
Rev. Odilon de Carvalho