Indiscutivelmente, precisamos da graça de Deus em nossas vidas, a cada momento, a cada dia. Mas, você já parou para pensar sobre as implicações práticas da graça de Deus em sua vida conjugal?
A graça de Deus deve encontrar expressão ativa em nosso relacionamento conjugal. Ela nos habilita a amar ao nosso cônjuge como Deus nos ama, aprendendo a se mover em direção ao outro em amor, ainda que ele esteja pecando contra nós. Esse tipo de amor se torna uma demonstração visível da obra e pessoa de Deus na vida de casais.
Paulo escrevendo a sua carta a Tito nos fala da atuação da graça no presente. Ela é como um pedagogo que nos pega pela mão e nos conduz a renegar pecados antigos e a abraçar as práticas da nova criatura.
- Da manipulação ao genuíno amor altruísta;
- Do orgulho e arrogância para a humildade serena;
- Da impaciência à mansidão e amor;
- Da verdade que fere, machuca e rebaixa para falar a verdade com sabedoria e amor;
- Do ressentimento e amargura para a confissão, arrependimento e reconciliação.
E tudo isso é real por causa das riquezas conquistadas por Cristo na Cruz do Calvário.
O que devo fazer?
- Eu preciso de Jesus a cada momento e a cada dia para lidar com pequenos e grandes conflitos: Quando tentamos resolver os nossos problemas conjugais do nosso próprio jeito, ao invés de se utilizar dos recursos da graça, então, nos sentimos frustrados continuamente. Por exemplo, quando assumimos uma postura de evitar o conflito ou de utilizar outras formas de reconciliação fora dos ensinos bíblicos, na prática, estamos dispensando Jesus e sua graça em nosso relacionamento.
- Eu preciso me mover em direção ao meu cônjuge mesmo quando isto não é confortável para mim: No casamento, a graça de Deus é algo que nos leva a fazer algo para o nosso cônjuge, mesmo quando isso exige muito de nós. Ele(a) me humilhou! Ele(a) foi ríspido(a), Ele(a) me decepcionou, ele(a) não tem demonstrado amor por mim, mesmo assim, eu falarei a verdade em amor a ele(a). Eu demonstrarei amor de forma concreta a ele(a), mesmo que ele(a) não o faça. Isso é a graça de Deus atuando na prática em sua vida conjugal.
- Eu preciso amar a Jesus a cada dia: Somente um relacionamento profundo com Jesus nos levará a viver a sua graça de forma prática em nosso relacionamento conjugal (Isaias 50.4).
Rev. Alberto de Lima Filho