Por que devo ler provérbios?

1) É a Palavra de Deus:
como é de conhecimento de muitos o livro de Provérbios é complexo. Contudo, é necessária sua leitura porque o texto é a Palavra de Deus.
A nossa Confissão de Fé de Westminster (CFW) categoricamente coloca a Bíblia como única e suficiente regra pela qual podemos glorificar a Deus; ela é soberana, porque são palavras do próprio Criador do céu e da terra (2 Tm 3:16)
Deus fala com seu povo na leitura das Sagradas Escrituras. O conteúdo da Bíblia, portanto, é o guia para que os pecadores sigam a Deus.
Ao olhar especificamente o livro dos Provérbios, podemos ter a leviana sensação de achar que ali encontraremos promessas ao povo ou respostas para problemas circunstanciais e momentâneos.  Poderíamos pensar numa forma de auto-ajuda ou auto-explicação: Como toda a Palavra, o momento de leitura é o momento de nos aproximarmos e ouvir a voz do Verbo Eterno.
A leitura de Provérbios nos garante ouvir a Deus.

2) Traz ensinamentos para a vida pessoal, com Deus e com o próximo.
A família, a Igreja e o Estado são instituições divinas que nunca sairão do poderio de Deus. Elas até poderão vacilar, porque são compostas de pecadores, mas certamente estão sob os cuidados divinos. Ao olhar para a nossa vida podemos listar diversas dificuldades, pois somos limitados. Para vencê-las, devemos nos lembrar de alguns ensinamentos relatados nas Escrituras. Por exemplo, o rei Salomão, um dos autores do livro de Provérbios, pediu a Deus um coração sábio e inteligente para governar seu povo; por conta da sua motivação, Deus a deu (1Rs 3). O SENHOR a deu e transformou aquele pecador no homem mais sábio da época. Durante o seu reinado, as observações, meditações e momentos de introspecção da condição humana relatados neste livro, revelam a providência de Deus para com seu povo.
A leitura de Provérbios revela como devo viver obedecendo a vontade do Criador e a cumprir os mandamentos, para fortificar os laços de amor com Deus e com o próximo, afastando da tentação (Pv 1: 3-5).

3) Me aproxima de Deus
O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, afirma que o cristão deve ter uma vida nova no mundo, não se conformando com este século, mas buscando sempre renovar a mente para experimentar as vontades de Deus. Quando pensamos em renovação, temos de lembrar de Cristo, porque só por Ele podemos ser lavados do pecado. E ao nos afastarmos do pecado, nos aproximamos de Deus.
A leitura de Provérbios ensina a forma de renovar-se para seguir no caminho para alcançar a Deus. A sabedoria é usada “para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios” (Pv 1:6). Ou seja, ao me aproximar de Deus, Ele possibilita a interpretação correta de Suas palavras.
Como faço para me aproximar dEle? “Leia a Bíblia e faça oração!”; peça com sabedoria auxílio Divino para a entendimento da Bíblia.
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria (Pv 1:7). Amar a Deus sobre todas as coisas, isto é, amar a Deus acima de qualquer outra coisa é mostrar temor a Ele.
Ler Provérbios, me aproxima de Deus e revela a mim a forma correta de amá-Lo e obedecê-Lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat